Tráfego Pago: entenda como funciona, principais ferramentas e dicas para obter sucesso com essa estratégia

Tráfego pago é a estratégia de investir em anúncios publicitários dentro de plataformas digitais com o objetivo de atrair visitas e gerar conversões em seu site, loja, perfil nas redes sociais ou aplicativo. 

Tempo de Leitura: 15 minutos
Tráfego Pago: o que é, principais ferramentas e dicas de sucesso - Cuíca Digital, Agência de Tráfego Pago em Vitória, Espírito Santo

Se você deseja obter resultados expressivos no curto e médio prazo dentro do ambiente digital, o Tráfego Pago é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para sua empresa.

Ele consiste na criação de anúncios pagos que permitem que sua empresa alcance um elevado número de pessoas com alto potencial de compra.

Esses anúncios colocam sua empresa em evidência nos principais canais da internet como, Google, Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, dentre outros.

Em outras palavras, você paga para que um maior número de pessoas tenha a oportunidade de conhecer a sua empresa, produtos e serviços.

Existem ainda muitas dúvidas sobre como executar e gerir anúncios na internet. Por isso, hoje vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre Tráfego Pago e as principais formas de iniciar sua estratégia, podendo assim, impulsionar seus resultados digitais.

Neste post abordaremos os seguintes tópicos:

O que é tráfego pago?

No mundo digital, existem duas principais formas de conquistar visitantes para o seu site ou blog: a primeira é o tráfego orgânico, onde seus visitantes são atraídos sem a necessidade do investimento financeiro.

Dois exemplos claros disso são os posts nas redes sociais  e artigos de blog. 

Você pode convidar pessoas a conhecerem o seu site através de publicações em seu perfil ou também produzir conteúdos em seu blog com o objetivo de alcançar as primeiras páginas no Google, por exemplo.

No entanto, alcançar essa visibilidade de maneira orgânica (não paga) leva tempo.

Além disso, a quantidade de conteúdos espalhados pela internet e as diversas limitações que as plataformas impõem sobre o alcance das postagens (principalmente nas redes sociais), geram certas barreiras para a escalabilidade do seu negócio de maneira gratuita.

A segunda forma é o tráfego pago. Nele, você realiza investimentos financeiros para aumentar sua visibilidade, conseguir mais visitas em seu site ou perfil e, como consequência, impulsionar vendas do seu negócio.

O tráfego pago coloca sua empresa em destaque na internet e, quando bem feito, pode intensificar de maneira incrível suas vendas. 

Através dessa estratégia, seu potencial cliente poderá encontrar seus anúncios enquanto realiza buscas pelo Google, assiste vídeos no Youtube, navega em sites e blogs na internet, utiliza as redes sociais e aplicativos, dentre outras formas.

Quais os principais benefícios do tráfego pago?

Um dos principais benefícios do tráfego pago é o seu poder de alcançar pessoas com reais possibilidades de comprar os seus produtos ou contratar os seus serviços. Além disso, existem vantagens que merecem ser destacadas. Confira agora quais consideramos as principais:

Segmentação de Públicos

Como citado, esse é um excelente benefício proporcionado por uma boa gestão de tráfego pago. A ideia é encontrar aquelas pessoas que desejam ou realmente necessitam das soluções oferecidas pelo seu negócio.

Isso é perfeitamente possível graças ao poder de segmentação oferecido pelas plataformas. 

Com isso, o gestor de tráfego pago consegue filtrar o tipo de público que irá visualizar os anúncios criados para os canais do Google, Facebook e LinkedIn, Youtube, entre outras ferramentas. 

Cada plataforma tem suas particularidades, mas de modo geral, é possível segmentar seus usuários por fatores como:  dados demográficos, interesses por determinados assuntos, localização, termos de pesquisa, tipos de interação com seu site ou rede social, dentre muitas outras formas.

Aumento de Visibilidade e Reconhecimento de Marca

É como diz o velho ditado “Quem não é visto, não é lembrado”. O tráfego pago proporciona maior visibilidade para o seu negócio, tanto para quem já te conhece, quanto para novos e possíveis clientes.

Através dele, pessoas podem descobrir as soluções da sua empresa de diferentes formas pela internet. 

É importante ressaltar que, uma vez encontrada pelo usuário, é essencial que sua empresa trabalhe com formas de manter essas pessoas engajadas com a marca. 

Para isso, é muito importante que a estratégia paga e orgânica sejam realizadas paralelamente, a fim de maximizar seus resultados, fidelizar clientes e fortalecer sua marca no mercado.

Resultados expressivos com maior rapidez

O tráfego pago é uma das maneiras mais rápidas de se obter resultados na internet. No entanto, muitas pessoas acreditam que é só apertar certos botões e a ferramenta fará todo o resto do trabalho. E não é bem assim.

A estratégia precisa ser planejada e realizada pelo gestor de tráfego visando identificar as reais necessidades do negócio e encontrando os melhores meios para se alcançar seus objetivos.

É importante salientar que cada empresa pode ter um objetivo diferente, muitas vezes até mesmo aquelas que atuam no segmento. 

O foco pode ser estar em vendas, reconhecimento, autoridade, contratos, entre outros. Tudo isso depende bastante do momento o qual a empresa se encontra e suas estratégias de curto, médio e longo prazos.

As campanhas de anúncios, quando bem executadas, tem o poder de trazer retornos extraordinários e com muita velocidade. Isso porque, quando bem planejadas e colocadas em ação, os resultados servem de métricas e geram ideias para inúmeras novas campanhas. 

Costumamos dizer que, em resumo, o tráfego pago de sucesso precisa ser composto de testes e aprendizados constantes.

Quais são as principais plataformas para se realizar tráfego pago?

Existem diversas plataformas onde é possível criar anúncios na internet. Abaixo, destacamos as principais e detalhes importantes que você precisa saber sobre cada uma delas:

Google Ads

O Google Ads (antigo Google Adwords) é a plataforma de anúncios publicitários do Google. Ele é uma das principais e mais eficazes formas de se promover negócios pela internet.

Através dele, você pode criar anúncios que aparecerão em destaque nas pesquisas realizadas pelos usuários, anúncios em vídeo para Youtube, Rede de Display (banners em blogs e sites pela internet), Gmail e em aplicativos da Play Store.

O Google Ads é um excelente canal para atração de novos clientes. Tanto quando falamos da intenção do usuário ao digitar suas necessidades nos sites de busca, quanto na captação de pessoas conforme seus interesses e comportamentos online.

Nas configurações de suas campanhas é possível realizar diversos tipos de segmentação, tanto para os anúncios, quanto para os usuários que verão esses anúncios. 

Você pode segmentar suas campanhas por palavras-chave, interesses por determinados assuntos, dados demográficos, localização, páginas visitadas pelo usuário, dentre outras formas.

Um outro grande diferencial desta plataforma são os relatórios de performance com métricas atualizadas e de fácil análise e compreensão que ficam disponíveis ao gestor do tráfego.

Youtube Ads

Você pode estar pensando, “ninguém gosta de ser interrompido com anúncios de Youtube”. No entanto, quando bem elaborados, anúncios como esse podem trazer resultados incríveis em uma estratégia de tráfego pago. 

Com o crescimento do mercado de smart TVs, Chromecasts, celulares com telas infinitas e de alta resolução, os usuários estão passando cada vez mais tempo consumindo conteúdos nas plataformas de streaming.

Hoje, o Youtube é conhecido por ser o maior site de vídeos do mundo. Nesse sentido, pense nos seus anúncios como verdadeiras propagandas em canais de televisão.

Uma grande vantagem é que o valor do investimento é controlado por você e, diferente dos canais de televisão, é possível segmentar de diversas formas o público que você deseja alcançar com a sua publicidade.

Existem diversos formatos de anúncios para Youtube, e nem todos são interrupções nos vídeos dos usuários. Com a ferramenta do Google Ads, é possível criar anúncios em vídeo puláveis (in-stream puláveis) e não puláveis (in-stream não-puláveis e bumper ads); sugestões de vídeo dentro do Youtube (masthead e vídeo in-feed) e em sites parceiros (out-stream).

Os conteúdos em vídeos são uma excelente estratégia para captar usuários, tornando assim, essa plataforma uma das principais a serem trabalhadas na gestão de tráfego pago. 

Facebook Ads

O Facebook Ads é o sistema de anúncios da empresa Meta (atual nome do “Facebook”).

Quando falamos de anúncios, essa plataforma é uma das mais utilizadas no mundo, além de ser uma das mais eficazes para se obter grandes resultados com tráfego pago.

Através do seu Gerenciador de Anúncios é possível veicular diversos tipos de campanhas nas plataformas: Facebook, Instagram, Messenger e também direcionar usuários para o Whatsapp.

Enquanto o usuário navega pelas redes sociais e em sites pela internet, o Facebook capta e interpreta suas preferências, dores, desejos e intenções.

Sendo assim, criar anúncios no Facebook Ads é uma excelente opção para alcançar pessoas com reais possibilidades de adquirir seus produtos e serviços.

Instagram Ads

Com mais de 2 bilhões de usuários mensais, o Instagram é uma das melhores opções para quem deseja ser encontrado por seu público ideal.

As campanhas no Instagram são criadas e gerenciadas dentro do Gerenciador de anúncios do Facebook Ads.

Embora exista a opção de impulsionar seus anúncios dentro do próprio aplicativo, na grande maioria dos casos, essa não é uma boa prática quando queremos obter resultados com tráfego pago.

No Instagram, você pode criar anúncios para feed, stories e reels nos formatos de: fotos, gifs, vídeos e carrosséis (sequência de fotos ou vídeos).

Também é possível selecionar quais são os principais objetivos da sua empresa em cada campanha. Por exemplo: gerar cliques, visualizações de vídeo, conversões, instalação de aplicativos, visualização de imagens e muito mais.

Uma das grandes vantagens, é o universo de possibilidades que a ferramentas oferece ao gestor de tráfego pago. Podendo realizar testes constantes a fim de encontrar as melhores estratégias para converter cada vez mais clientes para as empresas.

LinkedIn Ads

A plataforma do Linkedin é um ambiente fértil para oportunidades de negócios e aprendizado. 

A proposta da rede social é ser um espaço mais profissional, onde pessoas possam compartilhar ideias, inovações, conquistas e desafios de suas carreiras.

Anúncios dentro dessa ferramenta costuma ter valores mais elevados, no entanto, o Linkedin pode ser um bom canal para empresas que oferecem serviços ou produtos para outros negócios (B2B, business to business)

Uma particularidade dessa plataforma, é a possibilidade de criar anúncios segmentados por critérios profissionais, por exemplo: cargo do usuário, formação acadêmica, setor de atuação, experiência profissional, empresa que trabalha, entre outras opções.

Realizar tráfego pago no Linkedin pode ser uma excelente escolha para o seu negócio. No entanto, deve-se avaliar se realmente essa ferramenta é a melhor alternativa para o segmento e a estratégia da sua empresa.

Pinterest Ads

O Pinterest é uma das maiores redes sociais do mundo. Com sua proposta bastante visual, ele é muito utilizado para quem deseja encontrar ideias de decoração, moda, culinária, viagens, dentre outros.

Assim como as outras redes sociais, ele possui sua própria plataforma de anúncios patrocinados, o Pinterest Ads. 

Através dele, empresas podem impulsionar suas publicações e alcançar públicos bastante qualificados entre os usuários da rede.

Suas principais vantagens são: a possibilidade de chamar a atenção do usuário no momento em que ele realiza suas buscas; aumento de tráfego para o seu site; novas formas de captação de leads; melhora o alcance e a presença da sua marca; dentre outras vantagens.

A plataforma permite que o anunciante crie anúncios de imagem, vídeo, carrossel, coleções e shopping (catálogo de produtos das lojas virtuais). 

Além disso, é possível criar segmentações de públicos baseado em seus interesses, dados demográficos, palavras-chave, lista de clientes e públicos semelhantes.

Lembre-se sempre que o Pinterest é uma plataforma visual. Sendo assim, para obter sucesso com seus anúncios, use e abuse da criatividade e realize testes constantes, assim, você poderá encontrar os melhores caminhos para elevar seus resultados e alcançar cada vez mais clientes.

Twitter Ads

Com mais de 221 milhões de usuários ativos diários, o Twitter também possui sua própria plataforma de anúncios, o Twitter Ads.

Através dele, é possível criar campanhas para diferentes objetivos, como por exemplo: engajamento nos tweets, visualização de vídeos, cliques e conversões em seu site, aumento de seguidores, dentre outros.

Assim como em outras redes sociais, o Twitter possui um alto poder de segmentação de públicos. 

Isso porque enquanto os usuários navegam pela plataforma, ele interpreta dados sobre suas preferências e interesses, podendo assim, direcionar os seus anúncios para o público com maiores chances de se interessarem pela sua oferta.

Taboola (Native Ads)

Native Ads (ou publicidade nativa) se caracteriza por anúncios os quais o público não percebe que se tratam de uma publicidade.

Sabe quando você está navegando por um site ou blog e se depara com algumas recomendações de conteúdos? 

Existem grandes chances dessas recomendações terem sido criadas por anunciantes na internet.

Esse tipo de anúncio pode ser veiculado em plataformas como o Taboola e o Outbrain.

Publicidades como essas são uma ótima opção para quem deseja impulsionar o alcance dos seus conteúdos e, através disso, gerar leads e vendas para o seu negócio.

Dicas para obter resultados com o tráfego pago

Uma gestão de tráfego pago bem feita deve levar algumas questões em consideração para que suas campanhas sejam um sucesso. Segue algumas que consideramos ser as mais importantes:

Entenda as necessidades da sua persona

Antes de começar a vincular suas campanhas, é muito importante que você entenda claramente quem é a persona a qual você está direcionando os seus anúncios.

O bom entendimento de suas dores, desejos, características, e também dos canais mais utilizados pelo seu público, são pontos essenciais para uma estratégia de tráfego pago para sites.

Com isso, você poderá direcionar seus investimentos para os perfis com maiores chances de sucesso. 

Afinal, nada como estar presente nos momentos certos, locais corretos, utilizando a mesma linguagem do seu público. Não é mesmo?

Entenda que não existem fórmulas prontas

Essa dica é extremamente importante quando o assunto é gestão de tráfego.

Se uma estratégia de anúncios trouxe muitos resultados para uma empresa, isso não significa que ela terá o mesmo efeito na sua, e vice-versa.

Não estou dizendo que você não deve buscar referências ou conhecer as estratégias de outras empresas do seu segmento. No entanto, você precisa ter em mente que o tráfego pago é movido por hipóteses, testes e, é claro, criatividade.

Os testes nunca devem terminar

Sua boa execução garantirá a melhoria constante dos resultados do seu marketing.

Portanto, use e abuse da criatividade, não tome como verdade aquilo que não foi testado em sua própria estratégia e acompanhe sempre a evolução dos resultados de suas ações.

Planeje suas ações

Um erro bastante comum entre as empresas que estão iniciando no tráfego pago é não se planejar anteriormente à veiculação de suas campanhas de anúncios. 

Antes de botar a “mão na massa”, pense e estruture seu planejamento a partir de uma análise sobre as seguintes perspectivas:

  • O que eu desejo alcançar com essa campanha?
  • Quais serão os públicos frios (nunca tiveram contato com seu negócio) e quentes envolvidos?
  • O que eu irei testar nessa campanha?
  • Quais são os principais indicadores que eu vou acompanhar?
  • Quanto estou disposto a investir?
  • Quais serão os criativos testados nessa campanha?
  • Dentre outras questões.

Um bom planejamento é a chave do sucesso de uma campanha. Então, nunca pule essa etapa, ok?

Defina e acompanhe as métricas

Como já dizia o Pai da Administração, Peter Drucker: “o que pode ser medido, pode ser melhorado”.

Você nunca saberá se sua campanha está tendo boa performance se não definir quais métricas acompanhar.

Essas métricas variam de acordo com os objetivos das suas campanhas. 

As mais comuns são: 

  • Nº de cliques
  • Nº de impressões (quantas vezes seu anúncio foi visto)
  • CPC – Custo por clique (valor investido / nº de cliques)
  • CPA – Custo por aquisição (valor investido / nº de conversões)
  • CAC – Custo por aquisição de clientes (valor investido / nº de clientes conquistados) 
  • CPM – Custo por mil impressões (valor investido / mil impressões)
  • CPL Custo por lead (valor investido / nº de leads conquistados)
  • ROI – Retorno sobre o investimento (valor das vendas – valor investido)
  • CTR – Taxa de cliques (nº de cliques / número de impressões)

Defina quais serão os indicadores principais da sua campanha e foque na otimização desses números em suas campanhas.

Como contratar um excelente gestor de tráfego pago?

Criar anúncios não é uma tarefa complexa.

Mesmo sem nunca ter veiculado uma campanha se quer, com alguns cliques é possível que você consiga colocar diversos anúncios para rodar nessas ferramentas citadas anteriormente neste artigo.

No entanto, obter resultados com essa estratégia já é outra história

Para isso, diversas empresas preferem contratar profissionais gestores de tráfego pago e agências especializadas para realizar essa tarefa.

A contratação de um gestor tem vários pontos positivos para o seu negócio. Dentre eles, podemos destacar:

  • Criação e execução de uma estratégia personalizada;
  • Diminuição de custos em seus anúncios;
  • Realização de testes constantes visando a otimização dos resultados;
  • Aumento das suas vendas e conquista de novos clientes;
  • Direcionamento quanto aos melhores canais e formatos para executar sua estratégia de anúncios;
  • Resultados mais rápidos e expressivos.

Conclusão

Neste artigo, você pôde conhecer as principais informações para iniciar sua jornada no mundo do tráfego pago.

Se você tem ou é gestor de uma empresa e deseja obter resultados através dessa estratégia, a Cuíca Digital é uma empresa especializada em tráfego pago. 

O nosso foco é gerar resultados expressivos aos clientes que buscam alavancar as suas vendas através das mídias pagas nos principais canais da internet.

Se você deseja saber mais sobre o trabalho da nossa agência, solicite um orçamento da nossa equipe e entenda como podemos ajudar o seu negócio a escalar ainda mais e alcançar seus objetivos de marketing e vendas online.

Quer impulsionar seus resultados de marketing da sua empresa?

A Cuíca Digital ajuda sua empresa a crescer e gerar mais vendas através de anúncios pagos nos principais canais da internet.

Preencha o formulário e agende um horário gratuito com a gente!