Google Ads (antigo Adwords): o que é, como funciona e quais os benefícios para sua empresa

O Google Ads (antigo Adwords) é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. Responsável pela maior parte da receita do Google, a plataforma permite que pessoas e empresas criem anúncios de Pesquisa (aparecendo em primeiro nas buscas), Youtube, Rede de Display, Gmail, entre outros.

Tempo de Leitura: 16 minutos
Google Ads: (antigo Adwords): o que é, como funciona e quais os benefícios para sua empresa. - Cuíca Digital Agência de Marketing e Tráfego Pago

O Google Ads é uma das principais plataformas para se realizar tráfego pago na internet.

Sabe quando você realiza uma pesquisa no Google e se depara com alguns sites em destaque na parte de cima do buscador? Ou quando está assistindo a um vídeo pelo Youtube e precisa aguardar alguns segundos enquanto assiste a um anúncio? Você pode também já ter lido um artigo de blog e encontrou diversos banners de patrocínios dentro dele.

Essas três situações citadas acima têm algo em comum: todos são exemplos de anúncios que podem ser criados através do Google Ads (antigo Adwords).

Neste artigo, você encontrará as principais informações sobre o Google Ads, formas de anunciar, vantagens para negócios, boas práticas para criar campanhas de sucesso e muito mais.

Veja o que você irá aprender:

O que é o Google Ads e como funciona?

O Google Ads (antigo Google Adwords) é a plataforma de links patrocinados do Google. Através dele, uma empresa pode divulgar serviços e produtos para a pessoa certa e, em muitos dos casos, no momento certo que o usuário está procurando por uma solução.

Vale ressaltar, que esse serviço é pago. Você realiza investimentos financeiros para aparecer para os usuários que navegam pela internet.

Além da possibilidade de destacar seu site entre os primeiros nas buscas dos usuários, a plataforma permite que você crie anúncios em vídeo no Youtube, insira banners dentro de sites ao longo da internet, dentre outras opções que vamos lhe apresentar mais a frente neste artigo.

Por que sua empresa deveria anunciar no Google Ads?

O Google é um dos sites mais acessados do mundo. Ele está tão presente no cotidiano das pessoas, que a expressão “dá um Google aí” já é comumente utilizada quando desejamos que alguém realize uma pesquisa pela internet.

Neste exato momento, existem grandes chances dos seus potenciais clientes estarem utilizando a plataforma para encontrar soluções para seus problemas. 

Sendo assim, estar presente nesses locais para resolver essas dores é uma estratégia bastante promissora.

Além disso, um dos grandes diferenciais da ferramenta está na possibilidade de apresentar sua empresa para um público segmentado e com grandes probabilidades de se interessarem pelas soluções oferecidas pelo seu negócio.

Sendo assim, não restam dúvidas de que o Google Ads é uma das maneiras mais rápidas e eficientes de se obter resultados através da internet e escalar o seu negócio.

Veja agora as soluções de segmentação que a plataforma oferece:

Tipos de segmentação no Google Ads

Uma das grandes vantagens do Google Ads é o seu poder de segmentar anúncios e mostrá-los para pessoas que têm maiores chances de comprar seus produtos e serviços.

Veja abaixo as principais formas de mostrar seus produtos e serviços para uma audiência qualificada e aumentar suas chances de crescer suas vendas:

Palavras-chave (Keywords)

Essa é a forma mais utilizada de segmentação. Através dela, você pode fornecer ao Google em quais palavras e termos você deseja que sua solução apareça no momento em que um usuário está realizando uma pesquisa.

Por exemplo: vamos supor que você tenha uma imobiliária e almeja aumentar suas vendas de apartamentos na cidade de São Paulo. Uma boa opção seria segmentar seus anúncios para pessoas que estão buscando pela palavra-chave “apartamentos à venda em São Paulo”.

Público-alvo

Essa segmentação permite que você mostre seus anúncios para perfis com maiores possibilidades de se interessarem pelos seus produtos.

Você pode filtrar pessoas por: afinidade, interesses e hábitos, informações demográficas, tipos de sites visitados, interação com sua empresa (pessoas que já visitaram seu site ou aplicativo), públicos semelhantes aos que interagiram com a sua empresa, entre outras opções.

Uma vantagem desta segmentação é que você pode anunciar para esses usuários, mesmo que eles estejam navegando em sites, blogs, aplicativos ou assistindo vídeos que não tenham necessariamente relação direta com as soluções da sua empresa.

Tópicos

Você também pode filtrar seus anúncios por assuntos específicos.

Digamos que você oferece serviços para o segmento de finanças. Sua empresa pode, por exemplo, anunciar em sites relacionados ao tópico de “Investimentos”.

Além disso, no caso dos anúncios em vídeo, é possível escolher em quais canais do Youtube você deseja que sua publicidade apareça.

Localização

Seu produto ou serviço só atende regiões específicas? Sem problemas! Seus links patrocinados podem ser exibidos apenas para pessoas que vivem e/ou estão presentes no bairro, cidade, estado e país que você deseja.

Programação

No Google Ads, é possível selecionar os dias e horários que você deseja que seus anúncios sejam vinculados.

Imagine que você é dono de um restaurante delivery que só faz entregas de segunda a sexta, até às 16h. A plataforma oferece a possibilidade de programar para ativar sua publicidade apenas nos horários em que seu negócio encontra-se aberto.

Dispositivos

Existe também a opção de selecionar em quais tipos de dispositivos (celulares, tablets, desktop) seus anúncios aparecerão.

Se você está direcionando seus anúncios para um aplicativo, por exemplo, essa é uma excelente forma de segmentar apenas para usuários que estão utilizando dispositivos móveis naquele momento.

Essas são as principais formas de segmentar seus anúncios e oferecer suas soluções para os públicos, locais e momentos certos. Veja agora quais são os tipos de anúncios que a plataforma do Google Ads possibilita para as empresas.

Leia também: Facebook Ads: o que é e como criar anúncios efetivos

Tipos de anúncios do Google Ads

Vamos agora destacar as principais formas de se anunciar pelo Google Ads e os detalhes de cada uma delas:

Rede de Pesquisa: Anúncios em texto no resultado das pesquisas

A rede de pesquisa é o formato mais comum de anúncios no Google Ads. Seu principal objetivo é alcançar pessoas no momento em que elas estão realizando uma pesquisa através do Google.

Para definir quando seu anúncio irá aparecer para o usuário, a plataforma oferece opções de configuração por palavras-chave, localização e público-alvo.

Veja abaixo um exemplo de como esses links patrocinados são exibidos para usuários:

Google Ads - Anúncios na Rede de Pesquisa

Perceba que, diferente das buscas orgânicas, ao lado esquerdo de cada link, o Google coloca uma informação de “Anúncio”, para identificar que este link está sendo patrocinado por uma pessoa ou empresa.

Normalmente, os anúncios aparecem entre as 4 primeiras posições do topo da página ou entre as 3 últimas posições.

Além de aparecerem nos buscadores do Google (site oficial do Google, Google Play e Google Shopping), seus anúncios podem ser mostrados como resultado de pesquisa em sites parceiros dessa empresa (Terra, UOL, e outros sites menores que participam da rede de afiliação do Google, conhecido com Google AdSense).

Quando usar e quais as vantagens das campanhas de rede de pesquisa?

Anúncios na rede de pesquisa do Google Ads são muito eficazes quando você deseja que seu produto, serviços ou conteúdo apareça entre os primeiros no buscador no momento em que o usuário digita alguma das palavras-chave previamente escolhidas por você.

Eles podem ser utilizados para gerar tráfego, captação de leads e pedidos de orçamento, e também para aumentar as vendas dentro de um site.

Suas principais vantagens são:

  • Seu produto ou serviço aparece em destaque no momento em que o usuário está procurando por uma solução
  • São anúncios mais fáceis de fazer e não necessitam de imagens ou vídeos
  • Através das palavras-chave, você é quem determina em quais termos deseja que seu site apareça
  • Possibilidade de múltiplos testes de anúncios, palavras, públicos e links ao mesmo tempo

Rede de Display: Anúncios gráficos dentro de sites

A Rede de Display do Google conta com milhões de sites e aplicativos pela internet. Seus anúncios são exibidos dentro desses sites, blogs, portais de notícia com o objetivo de chamar a atenção do usuário para a sua solução.

Dentro do Google Ads é possível segmentar a exibição desses anúncios por palavras-chave, localização, público-alvo. Outra opção possível, é alcançar pessoas que já acessaram seu site, realizando anúncios de remarketing para elas.

Existem diferentes formatos para anúncios de Display. Veja alguns exemplos e como eles aparecem para os usuários:

Banners: você pode criar imagens, gifs animados, e outras formas interativas, para chamar a atenção do público e levá-los a tomar uma ação.

Google Ads - Anúncios na Rede de Display
Google Ads - Anúncios na Rede de Display

Anúncios em texto: são banners que não necessitam da criação de imagens ou animações gráficas. Neles, são exibidos um título, uma descrição, nome da empresa e o link final.

Google Ads - Anúncios em Texto na Rede de Display
Google Ads - Anúncios em Texto na Rede de Display

Aplicativos: seus anúncios são exibidos para milhões de usuários dentro de aplicativos da Google Play Store.

Gmail: seu anúncio pode ser exibido na caixa de entrada dos usuários nas abas de “Promoção” e “Social”.

Quando usar e quais as vantagens das campanhas de rede de display?

Anúncios na rede de display podem ser utilizados para diferentes objetivos. São recomendados para reconhecimento de marca, geração de leads e vendas, e principalmente, para campanhas de remarketing.

Esse tipo de campanha tem alto impacto visual e pode trazer resultados incríveis se forem direcionados ao público correto e segmentado.

Suas principais vantagens são:

  • Baixo custo por visualização e clique;
  • Anúncios de amplo alcance;
  • Ótimos para campanhas de remarketing, por exemplo: lembrar o seu usuário de uma promoção, produtos vistos dentro do seu site, evento, finalizar uma compra, entre outros objetivos;
  • Múltiplas possibilidades de segmentação, artes de banner, copy, chamadas para ação (CTA), e muito mais.

Campanhas locais: Anúncios de localização

Se você tem um negócio local, esse tipo de campanha é muito interessante para a captação de clientes em sua região.

Imagine que você deseja descobrir pizzarias próximas a você. Você abre o Google e digita algo como “Pizzarias perto de mim”. Faça o teste aí agora e veja o que aparece para você!

É bastante provável que tenha aparecido um mapa com diversas pizzarias ao seu redor, não é mesmo?

Google Ads - Anúncios de Campanhas Locais

E se o seu negócio pudesse aparecer entre os primeiros nessa pesquisa? Essa é a função das campanhas locais do Google Ads.

Com elas, seus clientes potenciais podem encontrar facilmente seu estabelecimento físico.

Esse tipo de anúncio pode ser vinculado à Rede de Pesquisa, no Youtube, dentro do Google Maps e também em sites e aplicativos parceiros do Google.

Quando usar e quais as vantagens das Campanhas Locais?

Campanhas como essas são uma excelente opção para quem deseja promover negócios locais. São muito úteis quando o objetivo é gerar mais visitas e vendas em um estabelecimento, conquistar novos clientes, promover ofertas, facilitar o acesso à loja física, entre outros.

É importante ressaltar que para poder criar campanhas locais é necessário que seu negócio possua uma conta no Google Meu Negócio.

Google Shopping: Anúncios para Lojas Virtuais

O Google Shopping é uma espécie de vitrine virtual dentro do próximo buscador. Ele reúne produtos de diversos sites e os exibe em um só lugar, facilitando o usuário a realizar sua compra pela internet.

Para entender como ele funciona, entre no site do Google e digite “tênis de corrida” (ou algum outro produto que desejar):

Google Ads - Anúncios na Google Shopping

É muito provável que, em algum lugar da página (nem sempre está posicionado no topo), você encontre sugestões de produtos com essa da foto acima.

Além disso, na aba “shopping” o usuário pode navegar livremente entre os anúncios de diversas lojas e também filtrar os produtos de acordo com suas preferências.

Google Ads - Anúncios de Google Shopping

Também é possível cadastrar seus produtos gratuitamente no Google Shopping. Para isso, você deve criar uma conta no Google Merchant Center para cadastrar e gerir seus produtos nessa plataforma.

No entanto, para ranquear seu produto entre os primeiros de forma gratuita (sem anúncios pelo Google Ads) é necessário que sua empresa invista em estratégias de SEO para aumentar de forma gradativa o tráfego orgânico do seu site.

O ideal é que tanto a estratégia Paga (anúncios) quanto a orgânica (SEO) sejam realizadas em paralelo. Assim, você garante um crescimento sustentável em sua estratégia de vendas pela internet.

Quando usar e quais as vantagens do Google Shopping?

Campanhas como essas são muito indicadas para quem possui uma loja virtual e deseja aumentar suas vendas através do Google.

Uma vantagem dessas campanhas é que, geralmente, o usuário já tem consciência do que ele quer e está interessado em finalizar uma compra. Se, nesse momento, sua empresa for uma opção de escolha, existe uma grande possibilidade de realizar uma venda para ele.

Youtube Ads: Anúncios em vídeo 

Se você utiliza o Youtube, é muito provável que já tenha se deparado com um vídeo patrocinado antes ou durante a exibição de um vídeo.

Anúncios como esse também são criados e gerenciados dentro da plataforma do Google Ads.

É muito importante que, ao criar anúncios em vídeo, você se atente à linguagem que será utilizada, qualidade e também à segmentação do público que irá assistir ao criativo.

Existem diversas formas de segmentar suas campanhas, como por exemplo: dados demográficos, tópicos, interesses do usuário, remarketing, vídeos específicos, entre outras.

Existem diferentes formatos de anúncios em vídeo através do Youtube. Veja abaixo as possibilidades:

Anúncio In-stream pulável: são anúncios que, após 5 segundos, o usuário pode pular. Neste formato, é interessante que o anunciante consiga passar uma mensagem impactante nos primeiros segundos, ativando a curiosidade do usuário.

Anúncios de Youtube

Anúncio In-stream não pulável: são anúncios de até 15 segundos e que não permitem que o usuário pule o vídeo dentro desse tempo. Você pode utilizar quando quiser passar uma mensagem completa e um pouco mais longa.

Anúncios de Youtube

Bumper Ads: vídeos curtos, de até 6 segundos, com o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca e alcançar mais pessoas. São uma boa opção para passar uma mensagem curta, com alto impacto e para uma quantidade maior de pessoas.

Anúncios de Youtube

Anúncios Out-stream: anúncios exibidos em sites parceiros fora do Youtube e somente para os formatos mobile e tablet. Ideal para quem deseja expandir o alcance dos anúncios a custos baixos.

Anúncios de Youtube

Anúncios de masthead: anúncios que aparecem na página principal do Youtube na barra superior. Ideal para quem deseja o reconhecimento para uma promoção, um produto ou um serviço por um curto espaço de tempo.

Anúncios de Youtube

Anúncios em vídeo In-feed (antigo Video Discovery): Anúncios que aparecem em diferentes locais do Youtube. Eles podem aparecer das seguintes formas:

  • Sugestão de vídeo quando o usuário faz uma busca;
  • Recomendação de vídeo na barra lateral, enquanto o usuário assista a outro conteúdo;
  • Na parte inicial do Youtube, caso o usuário esteja em um dispositivo móvel.
Anúncios de Youtube

Quando usar e quais as vantagens das campanhas de vídeo?

Se você deseja ampliar o reconhecimento da sua marca, alcançar mais pessoas ou atrair públicos que já se interagiram com seu site, as campanhas de vídeo são uma excelente opção.

Além disso, muitas pessoas preferem consumir conteúdos em vídeo. Não é à toa que o Youtube está entre os sites mais acessados no mundo todo.

Faça testes para entender quais tipos de anúncios são mais efetivos para seu público e se esforce em melhorar constantemente suas campanhas para gerar cada vez mais resultados em sua empresa.

Tipos de Investimentos no Google Ads

O Google Ads possibilita que seus anunciantes iniciem seus investimentos a partir de R$5,00 ao dia.

O tipo de cobrança irá depender dos objetivos que você determinar para suas campanhas. Veja agora quais são os principais métodos de cobrança que a plataforma disponibiliza.

CPC – Custo por Clique

Caso seu objetivo seja atrair visitantes para o seu site, o objetivo de cliques pode ser um excelente começo. Quando você define que o custo do clique é a sua métrica principal, você passa a ser cobrado somente quando uma pessoa clicar em seus anúncios.

Além disso, entendendo que essa é sua meta principal, o Google Ads buscará pessoas com maiores probabilidades de clicar em seus anúncios, baixando assim, o custo de cada clique realizado.

CPM – Custo por Mil Impressões

Se o seu objetivo for aumentar a visibilidade da sua marca e dos seus anúncios, o objetivo de impressões pode ser uma boa opção.

O Google considera uma impressão, sempre que um usuário visualiza o seu anúncio.

Neste objetivo, sempre que suas campanhas atingem mil impressões, é realizada uma cobrança na plataforma.

CPA – Custo por Aquisição (ou Conversão)

Uma conversão é a ação que você deseja que o visitante realize no seu site. Você é quem indica para o Google o que é uma conversão para você.

Ela pode ser uma submissão de formulário, cliques em determinados botões, visitas a determinadas páginas, entre outras ações.

Nesse objetivo de campanha, você informa ao Google Ads qual o valor máximo que gostaria de investir em uma conversão, porém a cobrança no momento em que acontece um clique em seu anúncio.

A vantagem é que, nesse caso, o objetivo do Google será baixar cada vez mais o custo da conversão (CPA), independente do valor do clique (CPC).

CPV – Custo por Visualização (exclusivo para campanhas de vídeo)

Com esse tipo de lance, você determina qual o valor máximo que deseja pagar por uma visualização de vídeo e você paga no momento da exibição do vídeo pelos usuários e também nas interações dele (cliques no CTA, banners complementares e cards).

Conclusão

Se você busca obter resultados mais rápidos através da internet, o Google Ads é uma excelente opção.

Ele tem uma gama enorme de possibilidades para empresas e deve ser explorado através da experimentação, validação e otimização dos anúncios criados dentro da plataforma.

Se você busca elevar as vendas da sua empresa por meio dos anúncios pagos, conheça os serviços da agência Cuíca Digital e conte com uma ajuda especializada para elevar seus resultados de marketing.

Quer impulsionar seus resultados de marketing da sua empresa?

A Cuíca Digital ajuda sua empresa a crescer e gerar mais vendas através de anúncios pagos nos principais canais da internet.

Preencha o formulário e agende um horário gratuito com a gente!